quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Carma da Saudade, o mais Cruel


O Rio de Janeiro, tem a capital de sua cidade, em Niteroi, cidade esta que fica do outro lado da Baia de Guanabara.
Mais simples que o Rio de Janeiro, com seu teatro de Ópera, seu Carnaval famoso, sua vida visando divertimentos caros, Niterói, tem praias nativas como eram as praias em que os indios se banhavam antes do Brasil ser descoberto pelos portugueses.
O casario de Niteroi é saudoso; saudoso principalmente, por uma historia ocorrida ali, lá pelos "idos" do final de 1800.
Numa daquelas casas típicas depois do periodo Colonial, funcionava nas noites de sexta-feira, uma Seção Espirita Kardecista, em casa do funcionario público, Ernesto de Souza.
Nas Seções Espiritas, a médium Maria da Graça, recebia o espirito de uma india: era uma jovem de uns 17 anos, de tribu que habitara outora a cidade que hoje se chama Niteroi.
Pela mão de um medium psicografo, a india desenhara sua personagem, como fora em vida, e que morrera perto dos vinte e poucos anos.
Luis Inácio, rapaz recem entrado na Carreira de Funcionario público, era poeta, médium sensitivo, e gostava de transitar pelas praias nos feriados, quando se sentava nas pedras e recriava poemas - às sextas-feiras, frequentava as Seções Espiritas de Ernesto de Souza.
Luis Inácio não se dava conta de que suas poesias eram saudosistas e descreviam cenas
de romance de encontros com uma india entre as pedras escuras das praias da que hoje se chama "Niteroi".
Na época dos encontros amorosos, Luis Inacio era empregado de uma loja de sementes de um português e namorava uma india trazida de Goiás e adotada por uma familia daquela cidade. A historia desse romance foi engolfada pelo tempo onde a Morte é a relatora principal do planeta, por isso, as Seções Espiritas criaram um clima de Saudade
que impregnaram a alma de Luis Inacio a tal ponto, que o enfraqueceram, fazendo com que se estabelecesse em seu corpo, a tuberculose, doença ponte dos que não têm encanto pela vida, e por isso o jovem morreu cedo.
Mas, por mais um Século, ou, quem sabe, até hoje, um jovem renascido no Rio de Janeio, vai nos fins de semana à Niteroi, vagar por ruas que tenham casas de aspecto do
Seculo passado e passear pelas praias com chuva ou ensolaradas, sempre perguntando:
- Por que? - é uma historia cruel, porque é infinita como a Saudade...

Nenhum comentário: