sexta-feira, 7 de agosto de 2009

"Mestre dos Animais" - consulta L`Hinduisme -Kshiti Mohan Sen‏



As variações que Shiva teve de uma escola hindú à outra, são muito curiosas. Nós o encontramos no Vale do Indus com o nome de Pashupati (Mestre dos animais); um pouco mais tarde, nós o descobrimos associado à Rudra, deus védico da Tempestade. Mais tarde ainda, nós o descobrimos ligado à um culto fálico. Nós o encontramos também, com o nome de Yogeshvara, ligado à disciplina do yoga, e, sob o nome de Nataraja, como criador e destruidor supremo, mestre da dança cosmica que cria e destroi o Universo. - Ao mesmo tempo, na prosa e na poesia indiana, Shiva é algumas vezes um deus amante (e amado), e se encontra no folklore outros exemplos de um Shiva tranquilo e familiar. Talvez tudo isso seja natural e familiar. Talvez também ilustre a ideia hindu de manifestações infinitas da Essencia suprema que abrange tudo.
Em nossa imaginação, um "Mestre de Animais",, aquele que zela pela conduta do animal em seu habitat e concomitantemente o desenvolvimento da criatura animal às vezes cruel
com outra espécie, para se alimentar e sobreviver, é o Supremo Ato de Shiva em manter a
classe inferior de habitantes terráqueos - comparativamente ao homem, que tem outro desenvolvimento inteligente e podia sobreviver sem a crueldade da matança de entes vivos, esse aspecto aterrador do ser que pesquisa a Realidade Divina para sua propria existencia, e não percebe sua responsabilidade com relação aos outros seres moventes,
não só em matar para come-los, mas também para protege-los do frio, da fome e do sofrimento.
Antes de procurar Deus, deveria se autoanalisar e por essa Via se comparar à Criação e sua Relação com ela, a Criação, porque em tudo se depende na Relatividade da Existencia.
clarisse

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