terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Espirito Discriminador - Lin Yutang - A Sabedoria da India‏


Dialogo entre Buda e Ananda:

"Agora, Ananda, consideremos o espirito perceptor que distingue estes oito fenomenos, e que, ja vimos, tem a sua base na iluminada natureza da Essencia do Espirito. Para qual desses oito fenomenos voltará ele? Se transformarmos a faculdade de percepção em brilho, então, quando não houver brilho, não haverá percepção do escuro. Conquanto haja todos os tons de luz entre o claro e o escuro, a percepção na sua propria natureza, não possui diferenciais. Por isso, não podemos trocar a percepção, que pertence à nossa Essencia do Espirito, pelos fenomenos da luz ou por qualquer outro fenomeno das oito classes acima citadas. Assim, vemos que as cousas que podem ser devolvidas à sua origem não pertencem à sua propria verdadeira natureza e tudo aquilo que não pode ser devolvido à sua origem é porque realmente nos pertence. Isso demonstra que o teu espirito tem a sua natureza de brilho e pureza misteriosa própria e quando procuras dirigir
o teu espirito para as várias classes de fenômenos, tu estás simplesmente te enganando e atrapalhando. Assim fazendo, perdeste a tua natureza propria e começas a sofrer infortunios sem fim como um naufrago errante no oceano das mortes e dos renascimentos.
"Eis a razão porque tenho pena de ti."

De Clarisse:
O mundo dos fenomenos para o Espirito não Esclarecido, é o mesmo na morte, apesar de não haver materia compacta para aquele, que, recém falecido, continua a não distinguir
a diferença dos Dois Mundos, o Material e o Mortal,
O mundo material, continua naquele recem falecido, perturbando-o com a saudade e se tudo está como "ele" desejava que estivesse após sua morte.
É mister, que tenhamos consciencia do Mundo da Morte, antes de partirmos do Mundo Material, e da precariedade da matéria.
Sou muito grata terem me conservado lembranças de minha outra vida, pois não fiquei tão dependente da Vida Material.
O caminho de terra-batida, entre as casas de minha familia e o templo, onde servia, continua, só que agora, está entre a Vida Atual e a Morte Atual... caminho todo o dia por ele, com o mesmo percurso.

Nenhum comentário: